Search
  • Sonia Vaz Borges

MBONGI 67 - 30 de Julho 2022


Se a dominação colonial se opera sob todos os poros da sociedade colonizada, a luta/ resistência também se desenvolve em todas as frentes. Foi com base nessa perspetiva que o Partido Africano para a Independência da Guiné-Bissau e Cabo Verde (PAIGC), liderado por Amílcar Cabral no combate ao colonialismo português, desenhou um conjunto de projetos, indo desde a luta armada, cooperativas económicas, programas de resistência cultural, aos projetos de educação. Nesse sentido o coletivo @mbongi.67 convida todas e todos a assistir ao lançamento do livro "Militant Education, Liberation Struggle, Consciousness: The PAIGC education in Guinea Bissau 1963-1978", de Sónia Vaz Borges.

Fruto de uma pesquisa minuciosa e rigorosa, esta obra traz informações inéditas sobre os projetos de educação, incluindo testemunhos dos “combatentes da pátria”, a organização do trabalho coletivo, a estrutura e o programa das Escolas Piloto do PAIGC.

Antes do lançamento, serão exibidos dois curtas metragens sobre o tema. O livro será apresentado pelo historiador Vitor Barros, e contará com a presença da autora para o debate. A mediação será de Flávio Almada (LBC).

1 view0 comments

Recent Posts

See All